Brincos e Joguetes

 
Brincos e Joguetes
Nos documentos medievais, são dois dos termos mais frequentes para designar os brinquedos, ou seja, os artefactos produzidos para actividades essencialmente lúdicas, quase sempre associadas à infância, mas cujas memórias se prologam para lá da maioridade. A boneca, o pião, a bola de trapos, a caderneta de cromos, o cavalo de pau… Lembram-se deste?
Dado do jogo do rapa, © coisas da @rca da velha, 2011

 

 

Coleção Coisas da @rca da Velha:



Dado do jogo do Rapa


 Dado do Jogo do Rapa, © coisas da @rca da velha, 2011.
Achamo-lo na arca. Não é propriamente uma relíquia ou preciosidade rara. Dados idênticos a este podem ser encontrados em algumas das feiras semanais que povoam o país ao longo do ano, e não apenas nas lojas de velharias e antiguidades, em estabelecimentos de comércio antigos, ditos bazares e mercearias, ou nas chamadas lojas de tradição. Desde há muito disponíveis em feiras de artesanato (particularmente em stands dedicados aos brinquedos tradicionais portugueses, ao entalhe em madeira ou à tanoaria), ultimamente fazem parte também da gama de produtos que podem ser adquiridos em lojas on-line como A Vida Portuguesa® ou a Feitoria®[1].  Os preços são simbólicos e convidativos, mas a utilidade que se lhes confere já não é a mesma de um brinquedo. Outrora animavam os serões em família, deleitando especialmente as crianças que os utilizavam como dados de sorte em troca de feijões, guloseimas, frutos secos ou mesmo moedas. Hoje são repositórios de memórias recordadas a cada movimento giratório.
[Texto integral brevemente on-line]


[1] A Vida Portuguesa é uma marca desenvolvida a partir de uma investigação da jornalista Catarina Portas, tendo como objectivos “inventariar as marcas sobreviventes ao tempo”, “revalorizar a qualidade da produção portuguesa manufacturada” e “revelar Portugal de forma surpreendente”. Através de uma série de parcerias com marcas de tradição portuguesa, comercializam produtos que relembram o quotidiano de uma época e revelam a alma de um país.” (Citações extraídas do site da marca – disponível em: http://avidaportuguesa.com/).
A Feitoria é uma loja electrónica que vende produtos portugueses, sobretudo artesanais e tradicionais. Para além dos objectivos comerciais, procura promover a produção e a divulgação desses produtosjunto de públicos e contextos mais alargados, inclusive de âmbito internacional. Site disponível em: http://www.feitoria.com.pt.